quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Um terço dos brasileiros sofrem com dores crônicas

Uma pesquisa divulgada hoje mostra que um terço dos brasileiros sofre com dores crônicas. São dores de cabeça, nas costas que incomodam por meses e que podem esconder problemas mais sérios.
Trabalhar sob forte pressão tem um custo no fim do dia. O alerta vem quando esta dor persiste por três meses e acontece com frequência.
Um em cada três brasileiros tem dor crônica. É o que aponta uma pesquisa divulgada hoje pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. As mulheres são quem mais sofrem com esse problema.
Desde os 12 anos, Vanessa Couto convive com as fortes dores de cabeça. A enxaqueca muda à rotina da estudante.
“Eu não consigo fazer muita coisa. Porque atrapalha, eu não consigo pensar direito, não consigo estudar, não consigo me concentrar”, fala Vanessa.
O levantamento apontou que além da cabeça, outro foco de dor intensa são as costas. Pessoas com idade entre 50 e 59 anos e acima do peso reclamaram mais de dores. Os pesquisadores alertam que as dores crônicas podem esconder problemas mais graves.
Os principais fatores que desencadeiam essas dores são emocionais, como estresse e ansiedade, e má postura e sedentarismo.
Os pesquisadores alertam que elas podem esconder problemas mais graves. “Você pode ter um câncer, você pode ter alguma doença reumatológica, você pode ter alguma outra coisa”, fala Karine Leão Ferreira, pesquisadora.
O remédio não é o único tratamento indicado. “A atividade física exerce um efeito analgésico extremamente potente”, orienta um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário