quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Reiki Pode Aliviar A Depressão, Dor E Ansiedade Em Idosos

De acordo com uma pesquisa, trinta minutos deReiki por semana, durante oito semanas, reduz bastante os níveis de depressão, ansiedade e dor em idosos.

O estudo, “Efeitos do Reiki na Ansiedade, Depressão, Dor e Fatores Fisiológicos nos Adultos Mais Velhos”, envolveu 20 indivíduos com idade média de cerca de 64 anos, os quais tinham recebido um diagnóstico médico de dor, depressão ou ansiedade.
Os participantes foram aleatoriamente designados para o grupo de intervenção com Reiki ou a um grupo de controle. Aqueles no grupo de Reiki receberam uma sessão de Reiki de 30 minutos com um mestre a terapia, uma vez por semana, durante oito semanas. Aqueles que ficaram no grupo de controle foram colocados em uma lista de espera para receber Reiki após a realização do estudo.
A pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, níveis de dor, ansiedade e depressão de todos os participantes foram avaliados no início e novamente no final do período de estudo. Além disso, foram realizadas entrevistas qualitativas com os participantes do grupo de Reiki e do grupo de controle no final da oitava semana.
Reiki em IdososUma enfermeira mediu a pressão arterial, frequência cardíaca e os níveis de dor dos indivíduos do grupo de intervenção antes e após cada sessão de Reiki.
Um mestre e professor de Reiki personalizou as sessões de Reiki, em resposta às necessidades de cada indivíduo. Estas sessões consistiam de técnicas manuais tradicionais de Reiki, bem como outras técnicas, incluindo Nentatsu-ho, Byosen Reikian-ho e Reiji-ho.
Os resultados da pesquisa revelaram reduções significativas na depressão, ansiedade e dor entre os indivíduos do grupo de intervenção com Reiki, em comparação com os do grupo de controle. Não foram encontradas diferenças significativas na pressão arterial e frequência cardíaca.
Nas entrevistas realizadas com os participantes do Reiki, emergiram dois temas principais em termos de resultados de saúde: relaxamento e melhora dos sintomas físicos, humor e bem-estar.
“As medidas quantitativas indicaram que os participantes que receberam a intervenção com Reiki melhoraram significativamente em relação à dor, depressão e ansiedade, quando comparados com aqueles que não receberam a intervenção, uma descoberta que foi apoiada pelos dados qualitativos”, afirmam os autores do estudo.
“Os resultados qualitativos sugerem que o Reiki pode ter o potencial de melhorar a saúde”, acrescentaram, “e aumentar os recursos de enfrentamento dos indivíduos – descobertas que merecem um estudo mais aprofundado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário