quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Massagem Chi Kung Melhora As Habilidades Motoras De Crianças Com Paralisia Cerebral Ou Síndrome De Down

Pesquisadores recentemente descobriram que a realização por cinco meses de uma forma demassagem Chi Kung, chamada Formação Sensorial Chi Kung, resultou em melhorias significativas e duradouras nas habilidades motoras de crianças com paralisia cerebral ou síndrome de Down.

O estudo, “Massagem Chi Kung para as habilidades motoras de crianças com paralisia cerebral e síndrome de Down”, envolveu 28 crianças com menos de 4 anos de idade com atraso no desenvolvimento e alterações de tônus muscular, devido tanto à paralisia cerebral quanto à síndrome de Down. Quatorze das crianças tinham tônus muscular alto em decorrência de paralisia cerebral, e os outros 14 tinham tônus muscular baixo, como resultado da síndrome de Down.
Massagem Chi Kung
Os pacientes no estudo foram aleatoriamente designados para o grupo A ou grupo B. Os do grupo A receberam a intervenção com massagem Chi Kung por cinco meses, e os do grupo B serviram como grupo de controle. Após a primeira intervenção de cinco meses, as crianças do grupo B também receberam cinco meses de massagem Chi Kung.
Para a intervenção com massagem Chi Kung, um profissional forneceu uma sessão para cada criança por semana, por um total de cinco meses. Além disso, os pais foram treinados para oferecer uma sessão de massagem Chi Kung de 15 minutos para seu filho todos os dias, durante o período de estudo de cinco meses.
O protocolo de massagem consistiu em uma sequência de 12 tapinhas, pressão e movimentos de agitação suaves, com base na teoria da medicina chinesa. De acordo com os pesquisadores, essas técnicas eram voltada principalmente para melhorar a circulação para os músculos, usando uma leve pressão aplicada na direção da circulação arterial, em vez do retorno linfático.
“A teoria médica chinesa postula que as crianças com tônus ​​muscular alto ou baixo têm a circulação para os músculos afetados diminuída”, afirmam os autores do estudo.
Uma das medidas de verificação do resultado deste estudo foram as respostas sensoriais das crianças, medida pela Lista de Auto-regulação e Sensação. O sono, a habilidade de se acalmar e a regulação das emoções e comportamento em resposta a estímulos dos pais estão entre os itens da lista de verificação.
A outra forma de medida neste estudo eram as habilidades motoras das crianças, medida pelo Peabody Gross Motor Scale. Os pesquisadores usaram essa escala para avaliar as habilidades motoras das crianças em três domínios: estacionário, locomoção e manipulação de objetos.
O primeiro domínio testa a capacidade da criança de manter o controle de seu corpo e manter o equilíbrio. A segunda avalia a capacidade da criança para se deslocar de um lugar para outro com movimentos como andar, engatinhar e pular. O terceiro avalia a capacidade da criança de manipular bolas com ações como pegar, jogar e chutar.
Estas medidas de verificação do resultado foram avaliadas com cada criança, antes e após a intervenção de cinco meses, bem como antes e após o período de espera de cinco meses. Uma avaliação de acompanhamento ocorreu 10 meses após o término do período de intervenção.
As medidas de verificação no final da intervenção com Chi Kung cinco meses depois apresentaram melhorias estatisticamente significativas nos domínios de locomoção e manipulação de objetos entre as crianças que receberam o tratamento Chi Kung, enquanto que as crianças do grupo de controle não apresentaram tais alterações.
Mais especificamente, as crianças com síndrome de Down que receberam a intervenção com Chi Kung apresentaram melhorias estatisticamente significativas nos domínios de deficiência sensorial e locomoção, enquanto que as crianças com paralisia cerebral apresentaram melhorias estatisticamente significativas em todos os três domínios motores.
Quando as medidas de verificação foram avaliadas novamente 10 meses após o período de intervenção, os pesquisadores descobriram que as melhorias na locomoção e manipulação de objetos foram mantidas.
“Uma consequência inesperada desse estudo foi que, pouco tempo após o início do tratamento, observou-se uma melhora inesperada nas competências linguísticas das crianças com (síndrome de Down), assim como já relatado anteriormente no nosso trabalho com as crianças com autismo,” informaram os autores do estudo. “Este resultado não foi capturado nos dados dos resultados, porque testes com fala e linguagem não faziam parte do projeto de estudo… Um estudo maior, com crianças com [síndrome de Down] está em curso. ”
Em conclusão, este estudo determinou que um programa caseiro de massagem Chi Kung diária resultou na melhora promissora de habilidades motoras em crianças com atrasos motores.

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