segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A Massagem De Liberação Miofascial No Tratamento Da Dor

Atualmente, a massagem de libertação miofascial é uma tendência que está se tornando cada vez mais famosa na comunidade médica. Essa massagem possui os benefícios comuns de todas as massagens, mas também traz vários benefícios a longo prazo.
Geralmente, as massagens são feitas especificamente sobre os músculos. Elas tentam soltar e relaxar os músculos, colocando pressão sobre eles e manipulando-os com suavidade. A massagem de libertação miofascial (MRM) também faz isso, mas leva o tratamento a um passo adiante. A MRM segue o princípio de que cada pessoa armazena o estresse e a tensão em seus músculos e no tecido conjuntivo. Isto faz com que eles fiquem duros e bloqueados, o que causa desconforto e dor. A MRM tem como objetivo o desbloqueio deste desconforto por meio de alongamentos.
Libertação Miofascial
Um terapeuta especializado em MRM consegue identificar as áreas problemáticas do corpo através de uma massagem. Em seguida, alongamentos são usados para liberar os músculos e os tecidos conectivos que estão “segurando” o estresse. A massagem se concentra profundamente na ligadura e nos músculos. Os alongamentos podem ser intensos. Algumas vezes, o massagista pode utilizar dispositivos de tração para ajudar seus clientes a chegar nas posições mais difíceis.
A massagem de libertação miofascial pode reduzir a dor causada por algumas doenças. Assim como em qualquer rotina de exercícios físicos, se você tiver alguma condição pré-existente, deve consultar o seu médico antes de começar a MRM.
Pessoas que sofrem com a fibromialgia, dores lombares e outros problemas de saúde associados aos músculos são recomendadas a fazer a MRM por seus médicos. A MRM costuma ser prescrita como parte de um programa de gerenciamento de dor, pois os pacientes muitas vezes sentem menos desconforto após começar essa terapia. Ela também tem sido utilizada para tratar dores de outro tipo, incluindo as relacionadas com a tensão crônica, fadiga aguda e ansiedade. Ela também tem sido usada como terapia para lesões por esforço repetitivo do sistema musculoesquelético.
Acredita-se que a tensão no interior da fáscia (tecido conjuntivo) gera a restrição nos músculos e em outros tecidos, resultando em dores nas costas e perda de movimento. Lesões, estresse, inflamação, trauma e má postura podem contribuir para isso. A MRM solta e liberta o tecido conjuntivo. Por isso, qualquer condição física relacionada ao bloqueio da fáscia pode ser aliviada pela MRM.
Geralmente, a massagem proporciona relaxamento e uma maior sensação de bem estar. Ela também está ligada a uma diminuição na frequência cardíaca, na pressão arterial e nos níveis de cortisol. A massagem de libertação miofascial tem ganhado força na comunidade médica. Os benefícios dessa terapia são vastos. Além de fazer o cliente se sentir bem, ela foi pensada para ajudar a reduzir o desconforto de muitas condições médicas.

Fonte: Centro de Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário