quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Quais Passos São Necessários Para Fazer Uma Massagem


Ambiente
É preciso realizar a massagem em um lugar calmo, quente e que não tenha estímulos para distrair o massageado. Também é bom ter um som ambiente rítmico em volume baixo, porque ele ajuda a diminuir a contração muscular indesejável
Posicionamento
A pessoa que irá receber a massagem deve estar confortável e relaxado, e a parte a ser tratada deve estar bem apoiada. Caso o tratamento tenha o objetivo de reduzir edema, o membro precisa estar elevado no nível do coração para deixar que a força da gravidade auxilie na drenagem do fluido excessivo. Se não houver outra indicação, a pessoa deve ficar deitada para estimular o relaxamento; se necessário almofadas e travesseiros podem ser usados. O terapeuta fica de pé para ter fácil acesso a área de tratamento sem movimentos indevidos e interrupção do tratamento. A altura da cama precisa permitir boa mecânica corporal para o massagista.
Roupa
Apenas a parte a ser tratada fica exposta e o resto do corpo deve ficar coberto, para manter-se aquecido e evitar que o massageado se sinta envergonhado. Roupas apertadas devem ser evitadas, especialmente perto da área de tratamento.
Ferramentas de Massagem
Ferramentas
Dependendo do tipo de massagem a ser realizada, pode-se utilizar óleo mineral, glicerina, manteiga de coco, cremes ou outros cosméticos, assim como polvilho, para facilitar o deslizamento das mãos e evitar abrasões na pele e pelos.
Caso o objetivo seja afrouxar cicatrizes, pele, fáscia, ou tecido subcutâneo, ou prevenir rachaduras e adesões no tecido musculoesquelético, não deve ser utilizado nenhum auxílio nas mãos ou no corpo, pois assim os dedos do terapeuta e a pele do indivíduo conseguirão se mover em conjunto sobre as estruturas que estão sob eles.
Ritmo e Frequência
A massagem deve ser composta de movimentos com ritmo regular. A frequência pode variar, mas geralmente, a massagem relaxante ou que busca reduzir edema deve ser lenta e pode ser de acordo com o ritmo respiratório do paciente. A frequência pode ser mais veloz quando se realiza massagem por fricção para alongar ou soltar adesões em estruturas superficiais e profundas.
Pressão
A pressão aplicada é de extrema importância na obtenção dos resultados desejados, independente da técnica utilizada. A pressão leve para média causa um efeito sedativo ou relaxante. A pressão pode variar no tratamento da rigidez muscular, começando com leve, depois aprofundando nas áreas dolorosas e terminando leve novamente. Para alcançar efeitos mecânicos nas adesões, a pressão precisa ser suficientemente forte para estabilizar e distorcer as estruturas apropriadas.
Direção
Normalmente, costuma-se utilizar a direção centrípeta (em direção do coração) e paralela às fibras musculares, se o objetivo for relaxamento ou redução de edema. Ao tratar áreas fibróticas, o movimento deve usar forças de tração nas estruturas envolvidas. Dessa forma, a pressão deve ser aplicada na direção da restrição. Para detectar nódulos fibróticos e prevenir e tratar adesões nos tecidos moles, é necessário fazer uma fricção profunda perpendicular à direção das fibras afetadas, aplicada especificamente na área da patologia.
Duração e frequência
A duração da massagem, seja qual for a técnica usada, depende do tamanho da área tratada, da patologia envolvida e da tolerância do paciente. Já a frequência de aplicação depende de cada pessoa e caso. Em geral, se forem obtidos resultados terapêuticos apropriados, pode ocorrer uma diminuição da frequência durante o curso do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário