quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A Massagem E Seus Benefício Para Enfermeiras Na Unidade De Emergência

De acordo com uma pesquisa recente, enfermeiras que trabalham em um ambiente de emergência sentem menos estresse e dor, além de terem sua capacidade para trabalhar aumentada, entre outros benefícios, depois de receberem sessões de 45 minutos de qualquer tipo de massagem ou hipnose.

O estudo, “Massagem tátil e hipnose como uma promoção de saúde para enfermeiras em cuidados emergenciais – um estudo qualitativo”, envolveu 38 enfermeiras que trabalham no setor de emergência de um grande hospital universitário.
Massagem Em Situações de Estresse
Como parte de um projeto maior de promoção da saúde, estas 38 enfermeiras receberam massagem tátil ou hipnose. Estas intervenções foram agendadas durante o horário de trabalho e ocorreram em uma unidade de cuidados integrativa perto da ala de emergência. As sessões de massagem ou hipnose duravam 45 minutos e foram fornecidas às enfermeiras uma vez por semana, por um período máximo de oito semanas.
Para aquelas que receberam a massagem tátil, as sessões foram realizadas em uma sala silenciosa, com a participante deitada em uma mesa de massagem. Cada massagem focou nas costas, mãos e pés, usando um óleo vegetal neutro como lubrificante. De acordo com os autores do estudo, “a massagem tátil foi realizada com movimentos lentos, pressão leve e movimentos em circulo, feitos principalmente com a palma da mão com os dedos fechados.”
Para aquelas que receberam a hipnose, as sessões foram realizadas em uma sala silenciosa, com a participante sentada em uma cadeira confortável. O processo envolveu o uso de imagens calmantes e relaxantes, juntamente com palavras positivas, técnicas de respiração progressivamente mais profundas e repetidas sugestões do hipnotizador que visava aumentar o relaxamento.
Depois que o projeto de promoção da saúde chegou ao fim, 16 das 38 enfermeiras que receberam massagem ou hipnose se ofereceram para compartilhar suas experiências e percepções em um grupo de foco. Quatro discussões de uma hora em grupo ocorreram, lideradas por um moderador externo e um assistente que não havia estado envolvido nas intervenções complementares.
As discussões em grupo foram gravadas e depois transcritas na íntegra. Os pesquisadores usaram uma técnica chamada análise de conteúdo manifesto para analisar os dados dos grupos focais e reunir os resultados qualitativos.
A análise mostrou que tanto massagem quanto a hipnose ajudaram as enfermeiras a lidar melhor com o ambiente estressante da ala de emergência, ao aumentar a sua capacidade para continuar seu trabalho, aumentando a sua sensação de autocontrole e equilíbrio, aliviando a dor e aumentando o relaxamento e a paciência, entre outros benefícios.
“Massagem tátil e hipnose podem reduzir estresse e dor e aumentar o bem-estar, a autoconsciência e a capacidade de trabalhar do pessoal de enfermagem em unidade de emergência a curto prazo”, os autores do estudo concluem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário