quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Terapias Para Gravidez: Aromaterapia

Cada gravidez é diferente e cada mulher passa por situações únicas e especiais. Entretanto, o desconforto costuma ser comum em toda gravidez e, por isso, a Aromaterapia possui óleos essenciais que podem reduzir ou eliminar esse desconforto, tornando a gravidez uma parte ainda mais agradável da vida da futura mamãe.

Aromaterapia na Gravidez
Por possuir efeitos fisiológicos, psicológicos, emocionais e sutis, além de serem totalmente naturais, os óleos essenciais são muito indicados na gravidez.
Vários desconfortos diferentes da gravidez podem ser minimizados pela aromaterapia. Entre os desconfortos físicos estão: as dores nas costas, enjoos matinais, azia, prisão de ventre, estrias, insônia, inchaço nos tornozelos, varizes, etc.
Entretanto, os problemas físicos não são os únicos, porque também costumam aparecer mudanças no estado emocional, como a ansiedade e apreensão, crises de choro, entre muitas outras.
No momento do parto, os óleos podem aliviar e auxiliar todo o processo de dores, espera, impaciência, impotência e até ajudar o emocional do pai, dos avós, demais parentes e dos amigos que estiverem por perto.
Após o nascimento do bebê, os óleos colaboram na recuperação da mulher, estimulando a cicatrização de feridas internas, depressão pós-parto, insônia, inchaços, dores e outros. Até mesmo na amamentação, quando insuficiente ou excessiva, quando a mãe for compartilhar a paz e contato com o bebê, em casos de prevenção ou mesmo crises de mastites, etc.
Existem várias maneiras de utilizar os óleos durante a gravidez, como na massagem, em banho de imersão, inalação, compressas e escalda-pés, de acordo com o desconforto a ser tratado.
Dicas para o período da gravidez:
- Dor nas costas: Duas gotas de óleo essencial de camomila romana e três gotas de óleo essencial de lavanda francesa diluídas em uma colher (sobremesa) de óleo vegetal de semente de uvas, babaçu ou linhaça num banho de imersão, em ofurô ou banheira. Estes 3 exemplos de base vegetal, em sinergia com os óleos essenciais, também podem auxiliar na prevenção das estrias na barriga e na penetração dos ativos. Faça uma massagem leve no local.
- Inchaços e retenção de líquidos: Três gotas de óleo essencial de grapefruit com três gotas de óleo essencial de cipreste e 4 gotas de óleo essencias de limão (siciliano ou Taiti) diluídas em quatro colheres (sopa) de óleo vegetal de amêndoas, babaçu ou linhaça. Faça uma massagem leve no local. Tome cuidado para não se expor diretamente ao sol até 12 horas após a aplicação, pois os óleos cítricos podem causar manchas e queimaduras. Desta forma, o ideal é usar eles à noite.
- Ansiedade, apreensão ou depressão pós-parto: qualquer um destes óleos essenciais no difusor ambiental à vela ou elétrico: bergamota, limão, rosa, ylang ylang.
- Para melhorar a relação entre mãe e filho: durante a amamentação, pingue uma gotinha de óleo essencial de lavanda na roupa da mamãe para que o bebê sinta o aroma e o associe ao conforto do colo da mamãe, do carinho recebido naquele momento tão íntimo e amoroso.
- Da mesma forma, quando for colocar o bebê para dormir em seu berço, a mamãe pode pingar uma gotinha de óleo essencial de lavanda em um pedacinho de tecido, lenço de papel ou sachê, que fique fora do contato com o bebê, mas que ele ainda possa sentir o cheiro, fará com que o bebê se sinta seguro e protegido, evitando sobressaltos e interrupções no sono dele e no descanso da mamãe.
- Para os bebês aprenderem a dormir bem a noite todo, é bom colocar uma gotinha de óleo essencial de lavanda na banheira do último banho do dia. O bebê irá relaxar e dormir bastante!
Estas instruções são seguras e sempre é recomendável ter um profissional da área para orientar quanto à utilização segura dos óleos essenciais, que são muito concentrados e puros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário