Se você estiver cheio de trabalho e não tiver tempo para visitar um spa ou se o dinheiro estiver curto, não se preocupe. Vamos mostrar como você pode fazer da sua casa o seu spa particular e relaxar bastante.
1 – Criando o clima
Separe um ou dois ambientes para a sua sessão de relaxamento. Pode ser o banheiro e o quarto. Deixe as cortinas fechadas e decore os ambientes escolhidos com velas aromáticas ou incensos, cristais, flores, almofadas no chão e toalhas enroladas, como se fosse um spa de verdade. Você vai se sentir em outro lugar ao tornar o espaço mais harmonioso e aconchegante, utilizando uma luz tênue e um aroma agradável. A música é um detalhe muito importante. Prefira um ritmo suave, tipo Bossa Nova, New Age ou instrumental clássico de modo a suavizar a atmosfera. “Se puder, desligue o telefone para não haver nenhum tipo de interrupção durante o ritual”, indica Ricardo Gritsch, gerente de cuidados pessoais de O Boticário.
2 – Tome um chá
Prepare um chá calmante, como o de camomila, e deguste-o para começar as atividades. Se preferir, você também pode toma-lo durante o escalda-pés, no banho (se for em uma banheira) e no final do seu day spa, para fechar com chave de ouro.
3 – Banho Turbinado
Escolha óleos perfumados e infusões para revigorar o bem-estar. Se você tiver banheira, misture essências relaxantes na água, como a de camomila e lavanda, e fique deitada por 20 minutos. Se você só tiver chuveiro, não têm problema. Mergulhe os pés numa bacia, cheia de água e essências, enquanto toma banho e use outra para despejar o conteúdo pelo corpo após a chuveirada. Para remover dores musculares, é bom adicionar uma essência de arnica, que tem ação anti-inflamatória. Uma bucha vegetal ajuda a esfoliar e renovar a pele, é só fazer movimentos circulares e vigorosos que estimulam a circulação sanguínea. Se preferir por um esfoliante natural, misture 200 ml de leite de coco e 100g de coco ralado.
Também é possível lavar os cabelos de uma maneira mais relaxante. “Com toques circulares, que estimulam pontos como coluna cervical, lombar, ombros e até a planta dos pés, massageie a cabeça sem pressa, deslizando as pontas dos dedos na linha entre a testa e o couro cabeludo, do centro até as orelhas”, informa Gui Cassolari, cabeleireiro exclusivo da Natura. Depois do banho, enxugue-se com a toalha mais felpuda e macia que você achar.
4 – A massagem
Vá hidratando o corpo com um delicioso ritual que vai dos pés até as pernas, subindo pelo corpo. Finalize massageando da ponta dos dedos até os ombros. Um creme hidratante corporal ou óleo de massagem podem ajudar. Não se esqueça de hidratar os cotovelos e os joelhos.
5 – Estimulando a circulação linfática
Coloque um pouco de creme hidratante nas mãos e levante um dos braços, posicionando-o atrás da cabeça. Faça movimentos suaves, lentos e circulares com a outra em toda a região da axila, por alguns minutos. O toque deve ser suave e a respiração deve ficar calma. Depois, deslize a mão pelo braço, indo em direção à axila. Desça pelo antebraço e retorne devagar, até reencontrar a axila. Termine com movimentos circulares nessa região, pulsando a mão. Repita todo o processo no outro braço. Estimulando a circulação linfática, você traz mais energia para o seu dia a dia.
6- Rosto bem cuidado
Faça uma massagem na pele, utilizando movimentos circulares e suaves. É uma boa ideia usar um esfoliante em gel ou caseiro (misture uma colher de sopa de açúcar ou aveia, para peles mais sensíveis, com uma colher de sopa de mel). Dessa forma, você consegue remover as células mortas, cravos e sujeiras profundas. Depois da esfoliação, faça compressas frias de chá de camomila e coloque-as sobre o rosto por 15 minutos. Esta erva acalma, descongestiona, hidrata e clareia a pele. Por fim, aplique o seu hidratante e, se estiver de dia, o filtro solar.
7 – Não se esqueça dos pés!
Para remover a dor e a tensão, sente-se no sofá, na cama ou no chão, deixando a coluna reta e massageie os pés por cinco minutos. Para relaxar, posicione uma bolinha de tênis, de borracha ou um cabo de vassoura embaixo dos pés e deslize a sola. Depois, faça uma esfoliação profunda com gel esfoliante. Termine com um escalda-pés. Coloque bolas de gude e duas gotas dos óleos essenciais de capim-limão, hortelã-pimenta e cipreste em uma bacia com água quente, cubrindo até os tornozelos. Para massagear os pé, esfregue eles nas bolinhas. Você também pode misturar quatro colheres de sopa de sal grosso, assim como ervas secas, tipo alecrim, alfazema, hortelã, camomila, capim cidreira e casca de laranja. Repouse os pés na bacia por 20 minutos. “Logo depois, o ideal é usar um creme à base de ureia para hidratar e meias de algodão”, indica a fisioterapeuta dermatofuncional Marcelle Cunha, da Clínica Arthys.
8 – Durma um pouco!
O sono é uma parte extremamente importante do processo de relaxamento. Nele, você vai se desligar de verdade e esquecer os problemas. Mas tenha cuidado, evite assistir à TV, mexer no celular, no computador ou no tablet antes de ir deitar. Prefira folhear um livro ou uma revista com temática relaxante. Bom sono!
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário