segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O Que É Acupuntura?

A acupuntura é um dos sistemas de cura mais antigos e mais utilizados no mundo. Originário da China, há cerca de 3.500 anos atrás, se tornou popular nos EUA somente nas últimas três décadas. Em 1993, a Agência Federal de Alimentos e Medicamentos estimou que os americanos fizeram até 12 milhões de visitas por ano a praticantes de acupuntura e gastaram mais de meio bilhão de dólares em tratamentos de acupuntura.
A medicina tradicional chinesa afirma que existem cerca de 2.000 pontos de acupuntura no corpo humano, que são conectados por 20 vias (12 principais, 8 secundárias) chamadas meridianos. Estes meridianos conduzem a energia, ou qi (pronunciado “chi”), entre a superfície do corpo e os órgãos internos. Cada ponto tem um efeito diferente sobre o qi que passa através dele.
acupuntura
Acredita-se que o qi ajude a regular o equilíbrio do corpo. Ele é influenciado pelas forças opostas do yin e yang, que representam as energias positiva e negativa e as forças do universo e do corpo humano. Também acredita-se que a acupuntura mantenha o equilíbrio entre o yin e o yang, permitindo o fluxo normal do qi por todo o corpo e mantendo a saúde da mente e do corpo.
Como ela funciona?
Várias teorias têm sido apresentadas sobre como exatamente a acupuntura funciona. Uma teoria sugere que os impulsos dolorosos são impedidos de alcançar a medula espinhal ou o cérebro em várias “portas” para essas áreas. Dado que a maioria dos pontos de acupuntura são ligados a ou estão localizados perto de estruturas neurais, sugere-se que a acupuntura estimula o sistema nervoso.
Outra teoria sugere que a acupuntura estimula o corpo a produzir substâncias chamadas endorfinas, que reduzem a dor. Outros estudos descobriram que outras substâncias analgésicas chamadas opióides podem ser liberadas no corpo durante o tratamento de acupuntura.
Dói?
Ao contrário das agulhas hipodérmicas as agulhas de acupuntura são sólidas, tem a espessura de um fio de cabelo e não são projetadas para cortar a pele. Elas também são inseridas em níveis muito mais superficiais do que as agulhas hipodérmicas, geralmente não mais do que meia polegada ou uma polegada, dependendo do tipo de tratamento feito.
Embora cada pessoa experimente a acupuntura de maneira diferente, a maioria das pessoas sentem apenas uma quantidade mínima de dor quando as agulhas são inseridas. Algumas pessoas supostamente sentem uma sensação de excitação, enquanto outros se sentem relaxados. Se você sentir uma dor significativa das agulhas, pode ser sinal de que o procedimento está sendo feito de forma inadequada.
É seguro?
Quando praticada por um acupunturista treinado e licenciado, a acupuntura é extremamente segura. Como um sistema de cuidados de saúde, a acupuntura já tem algumas salvaguardas inerentes. Como o tratamento não utiliza remédios, os pacientes não têm que se preocupar em tomar várias doses de um medicamento ou sofrer uma possível reação adversa.
Administrada corretamente, a acupuntura não faz mal. No entanto, existem certas condições sobre as quais você deve avisar ao acupunturista antes de começar o tratamento. Se você tiver um marca-passo, por exemplo, não deve receber eletroacupuntura, devido à possibilidade de interferência eletromagnética no marca-passo. Da mesma forma, se você tem uma tendência a hemorragias ou hematomas, ou se você for hemofílico, pode querer considerar um outro tipo de tratamento.
Que condições ela trata?
No final de 1970, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a capacidade da acupuntura e da medicina oriental para tratar cerca de 48 doenças comuns, incluindo condições músculo-esqueléticas (como artrite, neuralgia, insônia, tontura e dor no pescoço/ombro), distúrbios emocionais e psicológicos (tais como depressão e ansiedade), distúrbios circulatórios ( como a hipertensão, a angina de peito, arteriosclerose e anemia), dependência de álcool, nicotina e de outras drogas, distúrbios respiratórios (por exemplo, enfisema, sinusite, bronquite e alergias), e doenças gastrointestinais (como alergias alimentares, úlceras, diarreia crônica, constipação, indigestão, fraqueza intestinal, anorexia e gastrite).
Em 1997, uma declaração divulgada pelo Instituto Nacional de Saúde descobriu que a acupuntura pode ser útil por si só ou em conjunto com outras terapias para tratar da dependência, dores de cabeça, cólicas menstruais, cotovelo de tenista, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, dor lombar, síndrome do túnel do carpo e asma.
Outros estudos demonstraram que a acupuntura pode ajudar na reabilitação de pacientes com AVC e pode aliviar náuseas em pacientes que estão se recuperando de cirurgias.
O que devo esperar na minha primeira visita?
Como a maioria dos profissionais de saúde, a primeira visita a um acupunturista geralmente começa com uma verificação do histórico. Como a medicina tradicional chinesa tem uma abordagem mais holística ao atendimento ao paciente do que a medicina ocidental, você pode responder a perguntas que parecem não ter importância (perguntas sobre seus hábitos de dormir, sua capacidade de tolerar o calor ou frio, seus hábitos alimentares, etc), mas na verdade são vitais para o tipo de cuidado que você receberá.
Após analisar a sua história, o acupunturista começará a diagnosticar a sua doença. Dependendo da sua condição, pode ser realizado um exame da língua, bem como um exame do pulso, que é uma técnica de diagnóstico importante na medicina tradicional chinesa.
Usando todas as informações obtidas durante pelo histórico e diagnóstico, o profissional irá determinar a causa de seus sintomas. Dependendo do resultado, as agulhas serão inseridas em pontos de acupuntura específicos do corpo. O acupunturista pode usar estimulação elétrica ou moxa para aumentar o efeito terapêutico da acupuntura.
Dependendo da gravidade e da duração da sua condição, sua primeira visita pode durar entre 30 e 60 minutos. Pode levar várias visitas para ver uma melhora significativa ou curar sua doença. No entanto, como acontece com qualquer plano de tratamento, certifique-se de que suas perguntas sejam respondidas completamente e que o plano de tratamento seja viável e razoável. Se você não entender uma determinada técnica ou tipo de tratamento, lembre-se de perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário