segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Largar O Cigarro Pode Diminuir As Dores Nas Costas

Vários estudos já revelaram a relação entre o tabagismo e a possibilidade de sofrer com dores na coluna lombar. Agora, uma nova pesquisa, publicada pelo The Journal of Bone and Joint Surgery, revelou que fumantes com distúrbios da coluna vertebral e dor lombar sentem muito mais desconforto do que pacientes com o mesmo problemas, mas não fumaram durante os oito meses de tratamento.
Mais de 5 mil pacientes tiveram seus históricos analisados por pesquisadores. Todos tinham eram fumantes, sofriam com dores causadas por alguma desordem da coluna e haviam sido tratados, com cirurgia ou não, ao longo de oito meses.
Largar o cigarro diminui dor nas costas
Durante o estudo, pacientes que nunca fumaram ou que já haviam largado o cigarro informaram que sentiam menor na coluna quando comparados com pacientes que ainda fumavam ou que pararam durante o estudo. Aqueles que já haviam sido fumantes sentiam mais dor do que aqueles que nunca chegaram a fumar.
Os cientistas também descobriram que aqueles que deixaram o cigarro durante o período do estudo tiveram uma melhora mais acentuada na dor nas costas do que aqueles que continuaram fumantes. A média de melhora na classificação da dor nas costas foi clinicamente mais significativa entre os não-fumantes. Os que continuaram a fumar durante o tratamento não tiveram melhoras clinicamente significativas no relato da dor.
— Já sabemos que a nicotina aumenta a dor. Neste estudo, os pacientes que pararam de fumar durante o período da pesquisa melhoraram muito mais. Os que continuaram a fumar não apresentaram estatisticamente nenhuma melhora, independentemente do tratamento empregado. Fumar é ruim para a saúde e especificamente para os que sofrem com problemas de coluna. Basicamente, a probabilidade de melhorar com o tratamento cirúrgico ou não-cirúrgico é diminuída dramaticamente se o paciente é um fumante — informa o neurocirurgião especialista em coluna Cezar Augusto Oliveira.
Segundo ele, o estudo reforça que é necessário criar programas de apoio para pacientes com doenças da coluna vertebral dolorosas e que desejam parar de fumar.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário