A insônia atualmente é considerada um problema de saúde pública, afetando de 10 a 40% da população, com consequencias médicas, psicológicas e sociais.
O gurpo de pessoas com disturbios do sono é realmente imenso . Entretanto existem diversos recursos que podem evitar que o portador desse sintoma continue a fazer parte deste time . São recursos naturais ,simples, eficazes e sem efeitos colaterais que podem ao menos amenizar os sintomas. Com este proposito vamos descrever 3 formas de tratamento nas quais se observou atrávez de estudo e pesquisa, uma porcentagem de melhora um tanto satisfatória entre os participantes. As três terapias que vamos descrever podem ser utilizadas simultâneamente (Uma reforçando a outra) ou separadamente:
1- Aromaterapia, é a forma de tratamento que se utiliza dos óleos essenciais com fins terapêuticos. Com base nessa prática sugerimos a utilização do óleo essencial de Lavanda, o qual entre outros benefícios é considerado um sedativo natural que tem efeito positivo sobre problemas psicológicos; ansiedade, depressão, irritabilidade, desanimo,etc. Consequêntemte promovendo equilibrio e sono reparador. Vamos então indicar duas formas de utilização deste óleo: a) Pingue somente uma gota do óleo em um pedacinho de algodão na hora de dormir, e coloque esse algodão embebido dentro da fronha do seu travesseiro. b) Na hora de dormir, despeje em um difusor de ceramica alguns milimetros de sabonete liquido ou creme neutro e pinguando uma ou duas gotas do óleo (dependendo do tamanho do quarto) conecte – o a uma tomada. Observção: Queremos alertar ao leitor a não confundir óleos essenciais com fragâncias aromaticas (muita gente confundi). A grosso modo seria o mesmo que acreditar que um copo de suco artificial feito com um dos diversos pós industrializados, possa ter o mesmo valor nutricional de um copo de suco de uma fruta batido na hora (na verdade sabemos que nem se compara). Os óleos essencias, são extraidos diretamente das diversas partes de um planta atravez de um processo chamado destilação a vapor obtendo-se um produto natural com propriedades que em contato com o sistema límbico tráz nos inumeros beneficios. Já as fragâncias são produtos sintéticos produzidas com a intensão de baratear os custos e aumentar a produção. Embora possam ter odores agradaveis não possui nenhum valor terapêutico.
2- Terapia Floral é a forma de tratamento que se utiliza da essencia retirada de determinadas flores para “cuidar” das pessoas em conformidade com o tipo de personalidade, problemas e características pessoais, isto é, o foco dessa terapia não são as doenças ou sintomas mas sim o estado emocional energético de cada um. Este método de tratamento visa a promover o equilibrio na vida pessoal do paciente com o intuito de harmonizar. Resgatando a coragem, esperança, fé, alegria, entre outras virtudes. Pelas características desta terapia ,o mesmo tipo de floral não exerce o mesmo efeito em diferentes individuos. Contudo como nosso intuito é fazer dormir bem, vamos sugerir o sinergismo de 3 deles (os florais de Bach são 38 no total), que como já mencionamos apresentou ótimos resultados em pesquisas realizadas. São eles Impatiens, Red chestnut e Whit chestnut. O leitor devera solicitar uma formulação contendo os tres, em uma farmacia de manipulação de sua confiança.
3 – E por ultimo retornamos a nossa Reflexologia. Conforme já mencionamos em outros artigos pertencentes a este blog , a reflexologia é uma solução antiga para problemas modernos. É um processo terapeutico, que atráve do estimulo das zonas reflexias (por meio dos dedos e polegares), promove um melhor funcionamento de todos os orgãos e sistemas com os quais estas zonas se correspondem, previne disturbios e pode ainda conduzir o paciente ao estado de profundo relaxamento . Para problemas de insônia sugerimos trabalhar: a) – toda area da cabeça (grande artelho – aspectos laterais, dorsal e plantar) b) – Supra renal (abaixo e a esquerda do arco plantar ) c) – Plexo solar bem no meio da linha do diafragma. Para evitar dúvidas quanto a localização das zonas reflexias segerimos observar as fuguras. Lembramos ainda que a pressão deve ser firme e cadenciada (repita de 3 a 5 veses ). A utilização destas 3 terapias a cima descritas tem ajudado muitas pessoas a dormirem melhor. Esperamos que possa ajuda-los tambem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário