Todo mundo sabe que o trabalho em escritórios não é fácil. É estressante, cansativo e ocupa, muitas vezes, todo o seu dia. Para contato clique aqui.
Além do estado emocional nada tranquilo, as pessoas acabam sentindo dores por consequência da tensão no dia-a-dia como LER, dores nas costas, nos ombros e até mesmo dores de cabeça.
Com tudo isso, o rendimento na empresa diminui e a harmonia entre colegas de trabalho pode ficar pior. Em um ambiente assim só se veem pessoas mal-humoradas e insatisfeitas reclamando de tudo e de todos.
Mas, como reverter essa situação?
Hoje em dia, cada vez mais, programas de bem-estar empresarial vêm crescendo nas grandes cidades pelo Brasil afora. As melhores empresas na Europa e nos Estados Unidos se preocupam mais e mais com os colaboradores porque sabem que assim aumenta a qualidade e a produção no trabalho. Com a gestão mais e mais preocupada com a imagem da empresa na hora da contratação ou com a visibilidade do negócio, os tratamentos de bem-estar estão ficando cada dia mais importantes para os grandes empreendimentos.
Mas que programa de bem-estar é esse?
O programa mais comum de bem-estar nas empresas é massagem. No Brasil é famoso pelo nome “quick massage”, que em inglês significa massagem rápida. Ele é ótimo e feito para empresas em que os colaboradores não podem sair do serviço por muito tempo. A quick massage dura por volta de 10 a 20 minutos, um tempo perfeito de sair um pouco da mesa de trabalho e relaxar.
Outra vantagem do quick massage é que necessita um espaço muito pequeno, ótimo para empresas que não têm muito espaço sobrando. E, além disso, a massagem é realizada por cima da roupa.
Essa massagem pode ser feita, sem a cadeira própria para esse intuito, na mesa da própria pessoa, apoiando a testa sobre uma toalha enrolada e estendendo os braços sobre a mesa. Muito funcional, porém não tão “chique” quanto a massagem com a cadeira.
Também não há necessidade de uma sala especifica para a massagem, mas, se a empresa tiver alguma salinha disponível, será ainda melhor, pois, além de rápida, a massagem se torna mais individual. Outra possibilidade é usar um biombo para separar um ambiente mais calmo para a massagem, assim é mais fácil para os colaboradores acalmar e relaxar. Ainda é possível fazer a massagem acompanhada com uma música suave para melhorar o estado de relaxamento.
Apenas alguns minutos de Quick Massage podem reverter o mau humor, o estresse, a irritação, o corre-corre, a preocupação, a ansiedade e a angústia. Essa é a força da massagem. Ele libera hormônios que acalmam e melhoram relacionamentos. O principal hormônio é chamado ocitocina e foi provado cientificamente que influencia o sistema parassimpático, o nosso sistema nervoso autônomo responsável pela calma.
O ambiente na empresa com o quick massage fica mais tranquilo, as pessoas não sentem tantas dores, ficam mais felizes e trabalham melhor. Na verdade, as empresas na Europa e Estados Unidos perceberam que investir nos colaboradores faz a empresa ganhar mais, porque diminui gasto com ausência do trabalho por causa de tendinite, estafa e LER, aumenta a produtividade e reduz indenizações por inaptidão.
Portanto, a massagem é boa para a empresa e para os colaboradores. Ambos saem ganhando.
Influenciando – para o melhor – a vida profissional e pessoal de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário