Crianças costumam ser extremamente ativas, se divertindo com os amiguinhos o dia todo, todos os dias. Entretanto, alguns distúrbios exageram esse nível de atividade e prejudicam a saúde dos pequeninos. Alguns desses problemas, como hiperatividade, estresse, insônia, ansiedade e enurese noturna podem ser tratados com massagens.
As massagens não precisam ser realizadas sempre por um massoterapeuta. A própria família pode colaborar para acalmar e auxiliar uns aos outros. Além de reforçar os lados familiares, a prática da massagem melhora o sono, a imunidade, os níveis de atenção e concentração e até mesmo a percepção do próprio corpo da criança. Com esses benefícios, o rendimento escolar e a vida social da criança aumentam significantemente.
O programa de Massagem nas Escolas foi desenvolvido por Mia Elmsater e Sylvie Hetu e difundido em vários países. Ele consistia em ensinar e permitir que as crianças fizessem massagem umas nas outras, por cerca de 5-10 minutos, diariamente. Os benefícios indicados anteriormente foram comprovados e, além disso, o comportamento agressivo das crianças diminuiu bastante e a habilidade motora da crianças foi aperfeiçoada.
No nível bioquímico, ocorre um aumento da liberação de endorfinas – os hormônios do bem estar – e a criança se senti feliz. A circulação sanguínea também é favorecida e toxinas são removidas – o que é ótimo para o sistema nervoso em pleno desenvolvimento. O padrão respiratório também melhora, pois a respiração deixa de ser mais curta e as inspirações se tornam mais lentas e profundas.
A massagem costuma ser segura, mas é contraindicada em alguns casos, como:
- Imunização recente (menos de 15 dias);
- Febres;
- Infecções;
- A criança já está doente;
- Crianças recém-operadas, locais com cortes, ferimentos, queimaduras, pele sensível por eczemas e congêneres.
Se for feita por profissionais especialistas em terapias orientais, a massagem é ainda melhor, pois pontos específicos de acupuntura podem ser utilizados. A massagem no sentido do fluxo ou no contra-fluxo dos meridianos energéticos também pode ser empregada, variando de caso a caso. O entendimento geral é: o que é benéfico para a saúde das crianças, elas adoram e pedem mais!
Fonte: Praticas Integrativas e Complementares
Nenhum comentário:
Postar um comentário