Dores nos ombros podem ter varias razões, como por exemplo, bursite, deslocamentos, cansaço muscular, pancadas etc. Frozen Shoulder é inglês para mais ou menos “ombro congelado”, que tem como sintoma dores e inflexibilidade na articulação do ombro. A etiologia, ou a origem, da doença é desconhecida, mas os especialistas acham que é um tipo de processo de inflamação causada por micro rompimentos dentro da articulação, ou um tipo de calcificação. A doença é mais comum em pessoas entre 50 e 60 anos, a maioria são mulheres.
Os sintomas aparecem quase sempre em quatro estágios, que são mais ou menos o seguinte:
- Dores sorrateiras que aumentam com movimento, especialmente numa abdução do ombro. As dores são comuns durante descanso também. A dor pode aumentar durante a noite e a intensidade pode perturbar o sono. A articulação fica sensível à toque.
- A inflexibilidade aumenta na articulação, mas as dores dos movimentos diminuem. A pessoa tem dificuldade de mexer o braço, ambos passivamente e dinamicamente.
- Depois de alguns meses a pessoa costuma ficar bastante imóvel e inflexível no ombro, mas quase sem dores. A degeneração muscular (hipotrofia) marcante nos músculos supraespinhal, infraespinhal e o deltóide.
- Um período longo de mais ou menos 12 a 18 meses de recuperação e normalização das funções na articulação. Depois deste período a pessoa costuma ser totalmente curada do problema.
Normalmente o frozen shoulder acontece num ombro primeiro, quando o ombro é recuperado a articulação do outro ombro inicia o mesmo processo. Em total a pessoa pode viver com a doença durante dois ou três anos.
O tratamento costuma ser feito com injeções de cortisona (infiltrações) ou com analgésicos. Fisioterapia é recomendada para aumentar a flexibilidade ou pelo menos prevenir a rigidez do ombro. Se a pessoa melhora ela pode iniciar fortalecimento muscular, mas com um profissional que entende do assunto, se não pode piorar. Calor e frio não costuma dar resultados. Na fase três e quatro, a acupuntura, massagem relaxante e alongamento é recomendada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário