Em um dos momentos cruciais da vida, jovens decidem o destino através de incontáveis simulados, provas, redações e outras formas de avaliação. O objetivo é sempre o mesmo: passar no vestibular e entrar no privilegiado grupo de pessoas que freqüentam o mundo acadêmico.
No entanto, tantas expectativas e provações podem resultar em estresse e pressão sobre o já natural ansioso vestibulando. Então, remédios e consultas a médicos não são economizados. Há ainda, por vezes, quem decide se medicar por conta própria, sem levar em consideração idade, freqüência e principalmente a necessidade de ingerir remédios.
O Desgaste
Se passar em uma instituição de ensino superior já é um grande desafio, maior ainda ele se torna quando se trata de um vestibular para Medicina em uma Universidade Pública.
É o caso da vestibulanda Graziella Mathes, de 19 anos. A estudante conta que além do estudo, que por si só já seria pesado e desgastante, ver amigos e conhecidos entrarem em universidades é outro fator que causa estresse e pressão.
“É bastante estressante. Você vê as pessoas que conhece entrando em universidades, e se sente parado no tempo se não passa no vestibular. Além disso, é muito estudo, acaba cansando, e ninguém quer pagar cursinho por muito tempo”, conversa.
Nathália Souza, de 18 anos, é outra estudante que pretende alcançar uma vaga no curso de Medicina. No entanto, Nathália foi mais além e realizou consultas ao médico para tomar uma vitamina. “A pressão é grande, eu estudo praticamente todo dia. Fui ao médico e me receitaram uma vitamina, para ajudar na minha concentração e resistência às provas”, comenta.
Éderson Hideo Akune, Biólogo com especialização em Hematologia Médica e com nove anos de experiência como docente, fala que “a pressão se dá também por conta dos pais e pela mídia, que podem induzir uma pessoa a ignorar sua vocação e seguir alguma possível tendência do mercado”, motivo que poderia também explicar as desistências de alunos em cursos universitários.
Solução Natural
Se para passar em um vestibular é necessário muito estudo e dedicação, o estresse e o cansaço podem ser contidos com massagens e soluções terapêuticas, sem o uso de substâncias manipuladas farmaceuticamente.
Rose Assumpção, gerente da rede sul do Spa Shishindo, comentou sobre os benefícios de se tratar do estresse de forma natural, sem o uso de medicamentos. “Aqui no Spa tratamos de vários vestibulandos, e de pessoas que prestam concursos públicos também. Os clientes comentam que na hora da prova se sentem mais relaxados”.
As massagens, ainda, seriam especializadas, com foco aos vestibulandos. “Temos a massagem oriental chamada Fonte da Juventude Terrena, para relaxar a musculatura, desbloquear tensões dos canais de energia vital”.
Para que o estresse não se torne crônico, óleos não são poupados, e o serviço abrange desde as costas do paciente, até seus pés. “É importante que se trate isso, pois o estresse pode se tornar crônico”, comenta Rose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário