terça-feira, 28 de julho de 2015

Aprenda Fazer A Shantala, A Massagem Perfeita Para Bebês

A Shantala é uma massagem de origem indiana que pode ser feita pelas mães em seus bebês. Ela ajuda a diminuir as cólicas e acalmar o bebê. O número de repetições é bem variável e pode ir de 1 a 10. Contudo, é importante que o bebê se sinta confortável. Para começar, baste ter um óleo vegetal e aprender os movimentos abaixo:
1º Sente-se com as pernas esticadas para frente e deite o bebê em cima delas. Para aquecer as palmas, comece esfregando uma mão na outra.
2º Faça um triângulo com as mãos e leve-as até a altura do peito do neném (sem tocá-lo, a um palmo de distância). Separe as mãos e, sem tocá-la, vá contornando todo o corpinho da criança e expire. Após cada contorno, chacoalhe as mãos. Repita por três vezes, mantendo a respiração.
massagem bebe
3º  Passe o óleo em suas mãos. Sempre que for massagear uma nova parte do corpo do bebê, lembre-se de passar o óleo novamente, exceto quando for massagear o rosto.
4º Relaxe as mãos e deixe os dedos unidos, coloque-as no centro do peito do bebê. Horizontalmente, leve a mão esquerda até a axila esquerda. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita.
5º Recomece o movimento no centro do peito do bebê e, dessa vez, termine nos ombros dele.
6º Começando o movimento pelo centro do peito da criança e suba uma mão de cada vez formando um X até o final do ombro. Leve os dedos até a parte inferior da orelha dele. Quando a massagem for feita em movimentos alternados, comece pelo lado esquerdo do bebê, pois esse é o lado mais receptivo.
7º Forme um círculo com as suas mãos. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Com a outra mão, vá de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando elas se encontrarem, alterne-as, dando continuidade.
8º Faça um movimento de rosca (uma torção suave) com as duas mãos, começando pelo ombro e indo até o pulso do bebê.
9º Coloque a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu outro polegar para massagear a mãozinha dele, do pulso até a ponta dos dedinhos.
10º Deslize sua mão esticada e com os dedos unidos pela mãozinha do bebê.
11º Aperte delicadamente cada dedinho do bebê, a começar pelo polegar.
12º Movimente suas mãos em forma de concha da base das costelas até o começo dos genitais do bebê. Essa técnica é muito boa para diminuir as dores da cólica. Intensifique o movimento se as dores estiverem muito fortes.
13º Levante as perninhas para cima e, com o antebraço, continue massageando a região abdominal. Faça a mesma coisa com as mãos.
14º Forme um círculo com as suas mãos, em formato de bracelete. Segure o tornozelo do bebê com uma delas. Ao mesmo tempo, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando elas se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento, igual no 7º passo.
15º Apoie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar para massagear a sola do pé.
16º Deslize sua mão esticada com os dedos unidos por todo o pé do bebê.
17º Aperte delicadamente cada dedinho do pé do bebê, começando com o polegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário