segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Varizes e Drenagem Linfática

Drenagem Linfática é bom para evitar varizes.
Calcula-se que 20% da população tenham varizes, as causas que levam a isto são: idade, ser do sexo feminino, obesidade, temperatura elevadas, tabagismo, gravidez, sedentarismo e consumo de anticoncepcionais.
Varizes são veias que aumentam de volume e assumem forma tortuosa e irregular sob a pele. Ocorrem principalmente nos membros inferiores. Além disso, existem as micro varizes, que são popularmente conhecidas como “aranhas” e que são menos evidentes e pouco importantes para a saúde do indivíduo. Dentre dos principais fatores que levam a formação de varizes está o mau funcionamento das válvulas presentes nas veias. Isso permite que o sangue retorne no sentido contrário ao que deveria percorrer nos vasos e pode levar ao acúmulo.
Alguns mecanismos favorecem retorno do sangue dos membros inferiores ao coração, dentre eles os mais importantes são a bomba plantar que é o resultado do impacto sofrido pelos pés ao tocarem o chão e a bomba muscular da panturrilha que atua de forma semelhante a um coração toda vez que é contraída. Daí vem à importância de atividade física mesmo que moderada no combate à formação de varizes.
A massagem conhecida como a drenagem linfática também é um dos tratamentos para evitar varizes. Ele ajuda a circulação sanguínea retornar à coração e estimula a volta dos líquidos na corrente linfática. A drenagem linfática é muito mais eficaz como prevenção no sentido de evitar varizes do que para remover varizes já formadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário