A massagem é muitas vezes promovida como uma alternativa de tratamento para a depressão, uma doença que se estima afetar cerca de 20 milhões de americanos. Os defensores alegam que a massagem pode ajudar a diminuir a depressão, aumentando o humor, reduzindo o estresse e melhorando o bem-estar geral. Apesar de não haver nenhuma evidência de que a massagem sozinha pode tratar transtornos depressivos, algumas pesquisas sugerem que receber massagens pode beneficiar certas pessoas que lutam com a depressão.
A Ciência Por Trás da Massagem e da Depressão
Até hoje, poucos estudos se concentraram em massagem terapêutica para o tratamento de transtornos depressivos. Na verdade, uma análise de pesquisa de 2008 da revista International Journal of Clinical Practice identificou apenas quatro estudos clínicos que testavam os efeitos da massagem na depressão. Nenhum deles foi capaz de demonstrar suficientemente que a massagem terapêutica é eficaz contra a depressão.
No entanto, algumas pesquisas mostram que a massagem pode ajudar a aliviar a depressão relacionada com outros problemas de saúde. Por exemplo, um estudo de 2010 de Cuidados de Suporte no Câncer descobriu que a massagem reduziu a depressão entre as mulheres com câncer de mama.(O estudo de cinco semanas envolveu 34 pacientes com câncer de mama, cada uma das quais foram designadas a um grupo de controle ou sessões de massagem de meia hora, duas vezes por semana).Outros estudos indicam que a massagem também pode ajudar a aliviar a depressão em pessoas com fibromialgia e doença renal em estágio final.
Além disso, há evidências de que a massagem pode aliviar a depressão nas mulheres grávidas. Em um estudo de 2008 do Journal of Bodywork and Movement Therapies, por exemplo, 47 mulheres grávidas com depressão foram divididas em um grupo controle e um grupo que recebia sessões de massagem duas vezes por semana, realizadas pelos seus parceiros. No final do estudo, os membros do grupo de massagem relataram menos depressão, ansiedade e raiva.
Você Deve Usar a Massagem contra a Depressão?
Devido à falta de pesquisas, a massagem não pode ser recomendada como um tratamento para a depressão. Além do mais, o uso de massagem (ou qualquer outra terapia mente-corpo ) como uma substituta para o tratamento da depressão comum pode ter consequências graves para a saúde.
Se você estiver experimentando atualmente os sintomas da depressão (tais como uma sensação persistente de tristeza, perda de interesse em atividades que você costumava gostar, problemas de sono e falta de energia), fale com o seu médico assim que possível. Seu médico e/ou um profissional de saúde mental também pode ser capaz de ajudá-lo a incorporar massagem em seu programa de tratamento da depressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário