segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Champi – A Maravilhosa Massagem Na Cabeça

A massagem abhyanga ou ayurvédica é uma parte essencial de uma rotina diária saudável. Fazer massagem regularmente ajuda a desintoxicar o corpo e nutrir os tecidos mais profundos. Esta rotina diária produz um efeito preventivo e rejuvenescedor potente no corpo. Ela também faz você se sentir jovem, bonita e saudável.
A massagem com óleo também deve incorporar uma massagem na cabeça e no couro cabeludo, pois a cabeça é uma das partes mais importantes do corpo. Massagear ela mantém o sistema nervoso saudável. Champi é um tipo muito popular de massagem na cabeça que tem sido praticada na Índia há séculos.
Massagem na cabeça
Uma massagem ayurvédica na cabeça pode ser feita com ou sem óleo, esfregando o couro cabeludo e a testa com as palmas ou tocando-os com os dedos. A terapia é muito benéfica para as pessoas que sofrem de calvície, embranquecimento do cabelo, dor de cabeça, enxaqueca, insônia, stress e distúrbios mentais. Ela também ajuda em casos de paralisia, poliomielite, perda de memória, tensão arterial elevada e nas doenças do sistema nervoso.
Massagear o couro cabeludo e o cabelo com óleo quente, de preferência infundido com ervas nutritivas, é a melhor maneira de cuidar do couro cabeludo e dos cabelos topicamente. Óleos ayurvédicos projetados para massagem no cabelo e no couro cabeludo geralmente incluem uma ou mais ervas para cabelo que aumentam o benefício da massagem. Tradicionalmente, essas ervas são cozidas lentamente com o óleo e o óleo é então coado e preparado para utilização. Essa massagem é ótima para o cabelo, mas também relaxa a mente e o sistema nervoso. O óleo para a massagem pode ser personalizado para cada tipo de cabelo e corpo.
Se você tem cabelo Vata (fino, seco, crespo, e propenso a pontas duplas), use óleo de amêndoas ou óleo de gergelim como o óleo de base. Eles são muito nutritivos para o couro cabeludo e cabelo e ajudam a reduzir a rigidez e aperto no couro cabeludo. Se o seu cabelo é do tipo Pitta (cabelo fino, propenso a queda ou envelhecimento prematuro), o resfriamento com óleo de coco é a escolha ideal. Como o coco acalma o Pitta, a massagem com óleo de coco pode retardar problemas de cabelo associados a uma Pitta doshaagravada. Se você tem cabelo Kapha (grosso e oleoso), gergelim ou azeite de oliva são boas escolhas. O azeite tem propriedades purificadoras que ajudam a manter os poros abertos.

Como Praticar o Champi em Casa
Coloque um pouco de óleo em uma tigela e aqueça-o em banho maria. Aplique o óleo pouco a pouco nas diferentes partes de seu couro cabeludo utilizando as pontas dos dedos, separando o cabelo conforme necessário. Também espalhe um pouco de óleo ao longo do comprimento do seu cabelo. Aplique o óleo no couro cabeludo, usando movimentos circulares como na lavagem. Cubra todo o couro cabeludo, até os ouvidos e na parte de trás do pescoço. Use as duas mãos para tocar suavemente na cabeça toda. Isto estimula a circulação e alerta o sistema nervoso. Em seguida, esfregue os dedos ao longo do couro cabeludo e puxe pequenos tufos de cabelo, ajudando a aliviar a tensão muscular. Deixe o óleo por pelo menos 30-60 minutos ou mais, se puder. Para suavizar e condicionar mais o cabelo, mergulhe uma toalha em água quente, torça-a, e enrole ela em torno de sua cabeça após a massagem. Você pode até mesmo deixar o óleo durante a noite. Coloque uma toalha grossa sobre o seu travesseiro para proteger sua fronha. Lave o cabelo com shampoo suave e natural.
Massagear o couro cabeludo e os cabelos estimula eles, nutre as raízes e o cabelo, alivia a fadiga mental, ajuda a melhorar a clareza mental e o foco, e equilibra e fortalece as emoções. Movimentos lentos e deliberados são relaxantes, enquanto o movimento constante e vigoroso ajuda a aumentar a energia e a circulação. Extratos de ervas são combinados com o óleo de base para ter um impacto benéfico sobre a saúde do cabelo e seu crescimento. Além disso, as ervas também ajudam a acalmar a mente, melhoram a qualidade do sono e a memória, e ajudam a se proteger dos efeitos do estresse no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário