domingo, 6 de setembro de 2015

MASSAGEM PARA HÉRNIA DE DISCO

Massagem não cura uma hérnia de disco mas pode aliviar as sintomas.
Entre as vértebras da coluna, existem os discos intervertebrais, que são estruturas de forma ovalada, constituídas de duas partes: O núcleo pulposo (formado por proteínas em estado gelatinoso, com grande quantidade de água) e o anel fibroso (formado por fibras que têm grande resistência aos movimentos como torção, inclinação e compressão).
Estes discos melhoram o encaixe e agem como “amortecedores” entre as vértebras que estão em constante pressão, deixando o corpo mais flexível.
Quando os discos se desgastam ou ficam mais secos (desidratam) e perdem altura, eles permitem que as vértebras fiquem mais próximas umas das outras, causando a compressão dos nervos e levando ao aparecimento de dores nas costas. Os discos podem se romper permitindo que e o líquido de dentro do núcleo saia do disco e calcifique. E também pode irritar os nervos que passam entre as vértebras.
Tal fato ocorre principalmente na lombar, entre as vértebras L4 e L5, porque esses discos amortecem maior peso do que os demais. Os discos vertebrais só levam o impacto da cabeça, as vértebras lombares têm que sustentar o peso do tronco, cabeça e membros superiores.
É possível fazer cirurgias para consertar um disco rompido mas, em geral, a medicina prescreve remédios. A cirurgia é considerada de alto risco e envolve uma reabilitação longa.
A massagem e os alongamentos leves podem ajudar no combate das dores nas costas, mas não tiram a hérnia de disco. Mesmo assim, estas terapias costumam ter o efeito de amenizar a dor.
Lembre-se que a massagem não é garantia de melhora. Em alguns casos, pode piorar os sintomas. Por isso, é importante procurar um médico antes de aplicar a massagem. Também é muito importante fazer massagens leves para observar os resultados no paciente. Cada pessoa reage de forma diferente. Se o massagista apertar muito sem conhecer bem o seu cliente, ele pode machucar ou criar incômodos. A recomendação é iniciar com manobras leves e sem alongamentos e ver o resultado. Se for bom, nas sessões seguintes pode aplicar mais pressão, mas nunca fazer com muita força.
A maioria das pessoas com hérnia de disco melhora com massagem. É interessante procurar um médico especializado para ele indicar um massagista competente e fazer um teste.
A massagem para hérnia de disco é feita sobre os glúteos, na lombar e na barriga, normalmente com a pessoa deitada numa maca. Se o paciente tem dores tão fortes que não consegue deitar na maca, é melhor procurar um médico pois o sintoma indica que a inflamação é bem aguda. Lombalgia forte ou travamentos das costas deve ser tratado com ortopedista ou em hospitais com profissionais competentes, porque precisa um diagnóstico. Só quando a dor diminuir pode-se fazer massagem.
É importante ressaltar também que a maioria das hérnias de disco é muito incômoda mas não perigosa. Porém, existem hérnias de disco que podem lesionar a pessoa gravemente. Por isso, é sempre bom verificar o estado da coluna vertebral de tempos em tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário