Uma certa vez, estava conversando com um amigo que reclamou de estar “travado” e que precisava de uma massagem desportiva, pois sentia muita dor.
Perguntei a ele sobre sua rotina e se fazia exercícios. Ele, com toda a firmeza em suas palavras, me disse que jogava futebol todo fim de semana deste muito novo e que tinha uma vida ativa.
Depois de ouvir isso, no mesmo momento já havia percebido qual era o problema dele, mas, para ter total certeza, perguntei se fazia alongamentos antes e depois do futebol.
Ele me disse que fazia apenas antes, e mal. Sem dar nenhuma importância.
Depois de ouvir isso, disse à ele qual era a importância de fazer um alongamento bem feito antes e depois de seu futebol, os males que ele provávelmente já adquiriu com a sua falta de importância para os alongamentos e como ele deveria alongar.
Essa situação é uma realidade para muitas pessoas que querem ter uma vida saudável e ativa.
Alongar antes de uma atividade física prepara os músculos para uma atividade mais intensa e ajuda a evitar câimbras posteriores.
Alongar depois, ajuda os músculos relaxarem, pois com a atividade física, os mesmos se contraem e precisam voltar ao seu estado normal.
Caso deixe de fazer o alongamento após a atividade física, os músculos contraídos acabam se acostumando com a sua nova posição e causa o encurtamento dos mesmos com o tempo.
Uma das consequências são dores no nervo ciatico ou mesmo a mesma sensação de estar “travando” que meu amigo sentiu.
É muito importante alongar o corpo todo. Não é porque que irá fazer uma caminhada que não precise alongar os braços.
Em qualquer atividade física, é primordial fazer alongamento no corpo todo. Por isso, vamos alongar!
Kátia Kioki, Terapeuta Holística e Massoterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário