terça-feira, 25 de agosto de 2015

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Método Lotorp
Está diretamente relacionado com o sistema circulatório, e é através dele que o organismo capta oxigênio (O2), que é um componente importante na produção de energia de que o corpo necessita para realizar suas funções, assim como, elimina o gás carbônico (CO2), substância resultante do metabolismo celular.
O sistema respiratório é composto de duas porções para cumprir suas funções:
1 – Porção Condutora: formada por vias aéreas, que leva o ar ambiente para dentro dos pulmões e conduz o ar rico em CO2 para fora do corpo.
2 – Porção Respiratória: localizada nos pulmões e responsável pelas trocas gasosas.
O Diafragma e a Mecânica Respiratória: O diafragma é o principal músculo responsável pelo processo de respiração, está localizado na região abdominal e separa o tórax do abdômen. Na mecânica respiratória, a caixa torácica é relativamente rígida e tem o diafragma ocluindo sua abertura inferior. Quando o diafragma se contrai, ele se abaixa e o volume da caixa torácica aumenta. Esse aumento de volume faz com que a pressão interna na caixa torácica diminua, tornando-a menor que a do ar atmosférico. O ar então entra pelas vias aéreas para igualar a pressão, dando origem a inspiração.
O processo da expiração é um pouco diferente: o diafragma relaxa e a elasticidade pulmonar diminui o volume torácico, fazendo com que o diafragma suba passivamente. O ar é então expulso pelas vias aéreas de modo predominantemente passivo durante a expiração.
O sistema respiratório tem ainda outras estruturas que merecem destaque. São elas:
a)      Pleuras: revestem os pulmões.
b)      Músculos Respiratórios: realizam os movimentos responsáveis pela entrada e saída de ar das vias respiratórias.
c)      Laringe: tem sua função relacionada com à fala.
Vias Aéreas: são estruturas que compõem o trajeto tubular por onde passa o ar, desde quando ele entra em nosso organismo até chegar aos alvéolos, nos pulmões, onde ocorre as trocas gasosas. Além de conduzir o ar, as vias aéreas ainda o aquecem e umidificam, o que é muito importante para o bom funcionamento dos pulmões.
As vias aéreas são formadas por: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos
Uma respiração ruim pode levar a insônia, depressão, alergias, ansiedade, sensibilidade a cheiros entre muitas outras coisas.
Em geral é indicado a fazer massagem e alongamento para melhorar a respiração. Uma das técnicas mais usadas é o método Lotorp.
Evandro Torres, Fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário