A massagem é uma poderosa ferramenta no combate a vários tipos de dores causadas pelo estresse do dia a dia. As pessoas utilizam essa terapia natural até mesmo sem perceber, quando pressionam ou friccionam uma musculatura para aliviar a dor. Entretanto, existem formas de automassagem que são mais indicadas para certo tipos de dores, como dores na cabeça. A naturóloga Adriana Cajado informa mais sobre essas formas e as vantagens que elas podem trazer.
1. Os problemas da rotina diária podem ser a fonte das dores no corpo?
Sim, ela podem. Diariamente, temos problemas que podem originar o estresse. Ficar preso no trânsito, pressão no trabalho, problemas pessoais e familiares, problemas inesperados, situações de perigo, medo e ansiedade são causadores de estresse. Esse estresse ocorre em qualquer situação em que seja preciso a adaptação da pessoa àquela situação. Quando ficamos estressados, o corpo libera hormônios como a adrenalina, noradrenalina e cortisol, que se lançados em grandes quantidades e continuamente, podem acarretar grandes danos ao organismo. Podem ocorrer as somatizações, que são tendências de passar para o organismo esse estresse físico ou emocional e que podem se manifestar como sintomas e doenças e as dores no corpo podem ser alguns desses sintomas.
2. Quais as principais vantagens da automassagem?
As principais vantagens da automassagem são: alivio das dores musculares e articulares, redução da tensão emocional, estimulação da circulação, melhoramento do fluxo da energia no corpo e estimulação do sistema nervoso, liberando endorfinas, que trazem a sensação de relaxamento. Além de todas essas vantagens, a pausa nas atividades cotidianas para massagear o próprio corpo pode melhorar a autoestima e o amor próprio. Tocando cada ponto do corpo, é possível dissolver tensões, reduzir dores físicas e emocionais e nos proporcionar momentos de encontro com nós mesmos.
3. Esse procedimento pode ser feito por qualquer pessoa?
Sim, desde que ela esteja em condições para fazê-lo. Não se pode forçar a coluna e nem fazer torções ou rotações muito fortes. A automassagem não é indicada para pessoas com câncer linfático, feridas abertas, tromboflebite e com tecidos infectados.
4. Como é possível diminuir o stress e a dor de cabeça com essa técnica?
A automassagem deve ser realizada devagar. O praticante deve se sentar, com roupas confortáveis ou nu e sem sapatos e depois, confortavelmente, fazer algumas respirações profundas e lentas, para trazer a atenção para o corpo e para o presente. Começa-se massageando os pés: os dedos, as solas, o peito dos pés, com atenção especial aos pontos doloridos, sem usar muita pressão. Subindo pelas pernas, deve-se pressionar suavemente a musculatura. Nos joelhos são feitos movimentos circulares, indo das coxas até as virilhas, fazendo uma pressão suave nos pontos da virilha, estimulando os linfonodos. A perna direita vai primeiro e depois a esquerda. No abdômen, os movimentos são circulares, no sentido horário. No peito, principalmente as mulheres (nos seios), os movimentos também são circulares. Massageia-se os ombros com os mesmos movimentos (começando pelo lado direito) e desce pelos braços, pressionando a musculatura até os cotovelos, onde serão feitos movimentos circulares, até as mãos. Nas mãos, as palmas e cada dedo são massageados como se estive rosqueando cada um deles. Pode-se demorar mais na nuca e nos ombros, pois é onde geralmente se acumula mais tensões, pressionando especialmente os locais mais doloridos e tensionados. Na cabeça, utiliza-se as pontas dos dedos das mãos, como fazemos ao lavá-la, mas sem pressa e nem muita pressão, procurando massagear desde a base do crânio, as laterais e o topo da cabeça. As orelhas, o rosto, sobre as sobrancelhas, maxilares, mandíbula e o lado do nariz também devem ser massageados. Ao finalizar a automassagem, pare por alguns minutos, sentado com a coluna ereta e sinta os pontos do seu corpo que foram tocados e perceba a diferença entre antes e depois da massagem.
5. Existem outras técnicas da automassagem que podemos utilizar?
Existe o Do In, uma automassagem feita pelos orientais, onde os pontos da acupuntura são tocados para melhorar o fluxo de energia (Chi). A medicina Ayurvédica também faz uso da automassagem, principalmente em tratamentos preventivos e geralmente utiliza óleos vegetais mornos para facilitar os movimentos, lubrificar e nutrir a pele.
6. Existem equipamentos para auxiliar a automassagem?
Sim, alguns equipamentos podem ser encontrados em lojas que vendem produtos naturais ou equipamentos para massagem. São feitos de madeira, com pequenas bolinhas nas pontas. Mas também pode-se utilizar bolinhas de tênis ou pedras arredondadas (sem pontas) que deslizando sobre o corpo e pressionamos nos lugares mais tensos.
7. Quando é preciso procurar um especialista?
Quando as dores durarem muitos dias ou se houverem inchaços, lugares roxos, manchas, lugares onde possam haver algum cisto, pele muito áspera com coloração estranha.
Fonte: Dorflex
Nenhum comentário:
Postar um comentário