terça-feira, 25 de agosto de 2015

A PELE

Massagem pode ser feita diretamente sobre a pele ou com roupas.
Formada por duas camadas: a epiderme, que é tecido epitelial, e a derme, de tecido conjuntivo. A epiderme possui várias camadas de células, sendo por isso chamada de epitélio pavimentoso estratificado queratinizado. A camada mais superficial é constituída de células mortas, recobertas por uma proteína muito resistente, a queratina (por isso sua caracterização como queratinizada). Essa camada descama frequentemente, renovando a epiderme com as células vivas das camadas inferiores, que também acabam morrendo e são cobertas por queratina, num processo contínuo e ininterrupto. A estrutura queratinizada da pele reduz a sua capacidade de absorção, que por sua vez, diminui a penetração de agentes químicos, físicos e biológicos em nosso corpo, fazendo com que a pele atue como primeira barreira do sistema de defesa do organismo. Assim como, pode dizer que a pele é o maior órgão (sensorial) do nosso corpo, por possuir uma infinita quantidade de sensores e terminais nervosos em sua superfície.
A massoterapia ou a massagem estimula a pele o que faz o corpo liberar hormônios, principalmente a ocitocina que combate dores, estresse e ajuda o funcionamento do intestino e aumenta o relaxamento.
TECIDOS: São agrupamentos de células, semelhantes ou não, que estão juntas para realizar determinadas funções. Entre as células de um tecido existe uma substância intercelular ou intersticial que as ajuda a realizar suas funções. No corpo humano, existem quatro (04) tipos básicos de tecidos:
1 – Tecido Epitelial: formado por células muito próximas, daí possuírem pouca ou nenhuma substância intersticial, como também, há poucos vasos sanguíneos. Por isso, o tecido epitelial recebe ajuda do tecido conjuntivo para nutrição de suas células. Com pouca substância intercelular, há também uma maior resistência desse tecido, tornando-o ideal para as funções de revestimento e secreção glandular.
2 – Tecido Conjuntivo: Possui grande quantidade de substância intersticial e está dividido em: tec. conj. frouxo, tec. Conj. denso, tec. adiposo, fibras elásticas, tec. cartilaginoso e tec. ósseo.
3 – Tecido Muscular: Tem como característica principal a capacidade de contração, por causa dos filamentos que interagem entre si, encurtando o comprimento da célula. Existem três (03) tipos: m. liso, m. estriado esquelético e m. estriado cardíaco.
4 – Tecido Nervoso: especializado em produzir e conduzir impulsos elétricos, essenciais para todas as funções do sistema nervoso, possibilitando o controle da motricidade e da sensibilidade do corpo. Ele permite ainda ao ser humano o exercício de suas funções cognitivas: memória, reflexão e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário