O SHIATSU tem sua origem no Japão, foi criado misturando-se diversas técnicas e se modificando conforme se encontrava com diferentes terapias e culturas pelo mundo. Apesar das várias escolas apresentarem diferentes versões, o shiatsu mantém uma característica básica que é a pressão com os dedos ao longo do corpo.
Sua origem não é bem definida na história do Japão, já que sua cultura até o final do século XIX era muito fechada para o resto do mundo, mas sabe-se que existe forte influência filosófica, marcial e religiosa que eram praticadas durante esse período. De todos os métodos de tratamento terapêutico da época, existia o chamado an-ma, que incluía técnicas de pressão com os dedos, o qual é atribuído a origem do Shiatsu.
O primeiro texto que utilizou o nome Shiatsu para definir esse conjunto de técnicas foi de Tamai Tempeki, que foi professor de Tokujiro Namikoshi, um mestre que é considerado o “pai” do Shiatsu moderno.
A segunda guerra causa uma intensa migração japonesa par diversos países, e então são formadas diversas escolas por todo o mundo, cada qual com seus próprios estilos e tradições. A chegada do Shiatsu ao Brasil aconteceu nas colônias de japoneses que se formaram, e era praticado pelos Nikkeis, comunidades budistas e dojos de artes marciais.
Com o passar do tempo, e com a formação dos mestres ocidentais, muitas técnicas e conhecimentos foram incorporados ao Shiatsu tradicional. Nos anos 80, toma notoriedade o “Zen Shiatsu”, criado por Shizuto Masunaga e Wataru Ohashi. As escolas de origem mista são formadas nos EUA e Itália (Ohashiatsu e Palombini Shiatsu, respectivamente). A partir do ano 2000, começam a surgir as primeiras federações e organizações internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário